quinta-feira, 22 de março de 2007

Responsabilidade ambiental e social no Brasil

A responsabilidade social empresarial tem hoje um papel muito importante nos centros da economia mundial. Nos Estados Unidos e na Europa proliferam os fundos de investimento formados por ações de empresas socialmente responsáveis. A necessidade de integração dos fatores econômicos, ambientais e sociais nas estratégias de negócios das empresas, passaram a ter normas e padrões certificáveis relacionados especificamente ao tema da responsabilidade social, como as normas SA8000 (relações de trabalho) e AA1000 (diálogo com partes interessadas), vêm ganhando crescente aceitação.
Segundo o instituto ETHOS, a partir da década de 90, o Brasil passou a dar mais valor ao movimento de valorização da responsabilidade social empresarial que ganhou forte impulso através da ação de entidades não governamentais, institutos de pesquisa e empresas sensibilizadas para a questão. O trabalho do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE - na promoção do Balanço Social é uma de suas expressões e tem logrado progressiva repercussão.A obtenção de certificados de padrão de qualidade e de adequação ambiental, como as normas ISO, por centenas de empresas brasileiras, também é outro símbolo dos avanços que têm sido obtidos em alguns aspectos importantes da responsabilidade social empresarial.
A atuação incansável da Fundação Abrinq, pelos Direitos da Criança pela erradicação do trabalho infantil, e, também, a adoção do selo Empresa Amiga da Criança por número expressivo de empresas, são exemplos vivos do poder transformador da iniciativa privada. As enormes carências e desigualdades sociais existentes em nosso país dão à responsabilidade social empresarial relevância ainda maior. A sociedade brasileira espera que as empresas cumpram um novo papel no processo de desenvolvimento: sejam agentes de uma nova cultura, sejam atores de mudança social, sejam construtores de uma sociedade melhor.

Nenhum comentário: